Dicas úteis na hora de Comprar ou Vender um imóvel

ESCOLHENDO O LOCAL:

Localização:

Visite a região escolhida várias vezes em horários diferentes, assim você terá uma melhor noção do transito, a insolação, etc.;

Vias de Acesso:

– condições da área circunvizinha: limpeza, salubridade, poluição, etc;

– facilidades à disposição: farmácias, padarias, açougues, cinemas, clubes, bens recreativos, mercados e outras;

–  melhoramentos públicos existentes : hospitais, escolas, parques, jardins;

– vizinhos: proximidade, relações sociais, padrão de vida;

– tendências do bairro;

– Verifique os serviços e comércios existentes na região.

Pesquise com os corretores da região informações sobre:

– infra-estrutura, luz, gás, energia elétrica, telefone, etc;

– projeto;

– implantação;

– áreas comuns;

– garagens;

– plantas;

– segurança.

ESCOLHENDO O IMÓVEL:

Verifique o estado de conservação do imóvel em geral, em caso de edifícios, também verifique o estado geral do prédio, converse com o sindico ou algum morador para melhor se inteirar sobre como é a vizinhança, a manutençao do prédio, o valor de condominio, se existem problemas de obras a serem realizadas, etc.;

Verifique o posicionamento do imóvel em relação a insolação.

Os imóvel com face para o norte são mais valorizados e oferecem maior qualidade de moradia;

Verifique a ventilação, e observe se não existem locais úmidos;

Dê preferência a imóveis que os dormitórios e a sala fiquem posicionados para a melhor insolação.

DOCUMENTAÇÃO:

Antes de comprar voce deverá solicitar os seguintes documentos do imóvel e do vendedor:

– Cópia da escritura e do registro do mesmo no junto ao cartório de registro de imóveis;

– Certidão junto a prefeitura para verificar se não existem débitos de IPTU ou outros impostos em atraso;

– Em caso de edifícios, solicite a declaração de débitos condominiais, que deverá ser assinada pelo sindico;

– Certidões de feitos civeis, protestos e justiça federal, em nome dos vendedores, tanto da cidade onde se localiza o imóvel como da cidade onde resida o vendedor, caso sejam diferentes;

– Caso tenha algum apontamento em nome do vendedor, solicite as certidões que esclarecam o fato, e consulte um advogado.

ASSINANDO O CONTRATO:

Você pode comprar o imóvel tanto por um instrumento particular, como através de uma escritura pública.

Normalmente, quando você compra parcelado, é comum ser realizado um instrumento particular, que deverá conter no mínimo as seguintes informações:

– Qualificação completa dos vendedores (marido e mulher);

– Qualificação completa dos compradores;

– Descrição completa do imóvel;

– Preço e condições de Pagamento;

– Condições penais em caso de atraso de pagamento;

– Condições sobre a posse do imóvel e entrega das chaves;

– Conter que o instrumento e irretratável e irrevogável;

– Eleição de um Foro;

– Data e assinatura das partes e de testemunhas;

– Reconhecer as firmas no contrato;

Após a quitação do preço, providenciar a escritura definitiva junto a um cartório de notas, e levar a registro (o registro é que lhe garante a propriedade do imóvel).
Caso o negócio seja realizado a vista, após a analise documental, providencie a escritura definitiva junto a um cartório de notas e leve a registro.
Despesas relativas a compra: emolumentos do cartório de notas, ITBI – Imposto Sobre Transações Imobiliárias (o percentual sobre o valor da compra varia de cidade para cidade) e as custas de registro junto ao cartório de registro de imóveis.

CUSTOS:

Despesas com Registro da Escritura:

a) Na Prefeitura:

– Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

– Laudêmio (para  imóveis foreiros): os valores são cobrados de acordo com a tabela de cada Município

b) No Registro de Imóveis:

– As despesas são cobradas conforme o valor de compra e venda, da hipoteca do imóvel e da tabela de cada Estado. (Obs.: para primeira  aquisição no SFH verificar desconto junto ao Cartório de Registro de Imóveis

FONTE: JORNAL DO IMÓVELhttp://www.jornaldoimovelbrasil.com.br/mercado003.asp

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